terça-feira, 4 de agosto de 2009

I Corintios 6.1-11

Ousa algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos? Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida? Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, pondes para julgá-los os que são de menos estima na igreja? Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos? Mas o irmão vai a juízo com o irmão, e isto perante infiéis. Na verdade é já realmente uma falta entre vós, terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano? Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos irmãos. Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.

Os cristãos, como Paulo fala, não devem ter problemas uns com os outros, e se tiverem estes devem ser resolvidos entre eles, já que os não-cristãos ao julgarem, por não conhecerem a verdadeira justiça, cometerão injustiça. Portanto Paulo recomenda que se sofra a injustiça ao invés de comete-la. Apesar de ter sido mudados pela conversão muitos cometem os pecados que Paulo cita serem os que impedem a entrada no Reino.

Um comentário:

  1. O q eu acho + legal nesse texto de acordo com o verso 11, é q o Espírito do nosso Deus e o sangue de Jesus continuam agindo em nossa vida, "para não sermos condenados com o mundo" por causa do pecado... q possamos ser sensíveis ao Seu Espírto e correspondermos.

    ResponderExcluir