domingo, 27 de dezembro de 2009

Mateus 14.1-14

Naquele tempo ouviu Herodes, o tetrarca, a fama de Jesus, e disse aos seus criados: Este é João o Batista; ressuscitou dos mortos, e por isso estas maravilhas operam nele. Porque Herodes tinha prendido João, e tinha-o maniatado e encerrado no cárcere, por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe; porque João lhe dissera: Não te é lícito possuí-la. E, querendo matá-lo, temia o povo; porque o tinham como profeta. Festejando-se, porém, o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante dele, e agradou a Herodes. Por isso prometeu, com juramento, dar-lhe tudo o que pedisse; e ela, instruída previamente por sua mãe, disse: Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João o Batista. E o rei afligiu-se, mas, por causa do juramento, e dos que estavam à mesa com ele, ordenou que se lhe desse. E mandou degolar João no cárcere. E a sua cabeça foi trazida num prato, e dada à jovem, e ela a levou a sua mãe. E chegaram os seus discípulos, e levaram o corpo, e o sepultaram; e foram anunciá-lo a Jesus. E Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, apartado; e, sabendo-o o povo, seguiu-o a pé desde as cidades. E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos.


Interessante observar como Herodes acreditava em uma espécie distinta de ressurreição, conforme comentado no texto, já que acreditava que Jesus era João Batista que ressussitou e realizava prodígios. Podemos ver no trecho a corrupção humana, visto que Herodes prende João Batista e desejava matá-lo por ser acusado de adultério e posteriormente o mata por pedido da filha de Herodias para tê-la.

2 comentários:

  1. Por que ele acreditaria em uma ressureição, já que Jeusus ainda não tinha sido morto??? Esplique por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ensino sobre a ressurreição não é algo que "surgiu" após a ressurreição de Jesus. A ressurreição era ensinada na perspectiva de vida após a morte, o que somente os saduceus não aceitavam. Ainda com relação ao Antigo Testamento, há muitos relatos de milagres praticados pelos profetas, ressuscitando mortos, como o filho da viúva (I Rs 17.17-24).

      Excluir