sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Mateus 26.26-51

Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão. Mas, depois de eu ressuscitar, irei adiante de vós para a Galiléia. Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei. Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás. Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo. Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar. E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito. Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo. E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade. E, voltando, achou-os outra vez adormecidos; porque os seus olhos estavam pesados. E, deixando-os de novo, foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras. Então chegou junto dos seus discípulos, e disse-lhes: Dormi agora, e repousai; eis que é chegada a hora, e o Filho do homem será entregue nas mãos dos pecadores. Levantai-vos, partamos; eis que é chegado o que me trai. E, estando ele ainda a falar, eis que chegou Judas, um dos doze, e com ele grande multidão com espadas e varapaus, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo. E o que o traía tinha-lhes dado um sinal, dizendo: O que eu beijar é esse; prendei-o. E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saúdo, Rabi; e beijou-o. Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam. E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha. Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão. Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça? Então disse Jesus à multidão: Saístes, como para um salteador, com espadas e varapaus para me prender? Todos os dias me assentava junto de vós, ensinando no templo, e não me prendestes. Mas tudo isto aconteceu para que se cumpram as escrituras dos profetas. Então, todos os discípulos, deixando-o, fugiram.


Observando o texto vemos que Pedro afirma ser capaz de morrer com Cristo e que ainda que outros se assustassem com o que aconteceria com Ele, Pedro não ficaria chocado. Passa despercebido, na maioria das vezes que os discípulos também disseram que morreriam com Cristo, não tendo Pedro sido o único. No texto vemos que quando Jesus se retira para orar ao voltar acorda os discípulos que o acompanharam, mas na segunda vez os larga para retornar a orar. Com isto podemos ver que Ele nos deixa nas circunstâncias em que nos encontramos se não estamos buscando vigiar e orar como Ele manda. Depois disto, Jesus afirma que é o momento em que será preso para que se cumpra a profecia, todavia Pedro puxa a espada e corta a orelha do servo do sumo sacerdote. Isto mostra a tentativa dele impedir o cumprimento da profecia, como Jesus logo após afirma. Após isto os discípulos fogem, descumprindo o que afirmaram que seriam capazes de morrer com Ele, mas que não o negariam. Outro ponto importante a se observar é que ao mandar Pedro guardar a espada, Jesus mostra a diferença da guerra do AT pra do NT, passa da guerra física para a guerra espiritual, não dando permissão para que cressem que a guerra de Javé permanece no plano físico. Como fala no versículo 36, é a tensão entre a carne e o espírito, nossa batalha não é mais contra carne e sangue como era no AT, mas agora é contra principados e potestades, conforme Efésios 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário