segunda-feira, 15 de março de 2010

Salmos 23

[Salmo de Davi] O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.


Este salmo, mundialmente conhecido, nos mostra a visão de Davi de como Deus cuida de nós, a partir de sua realidade, um pastor de ovelhas. O pastor é aquele que cuida das necessidades das ovelhas e não falta a elas. Ele guia as ovelhas para os pastos que lhes oferecem a melhor grama e levá-as a águas tranquilas, para que saciem sua sede e não se afoguem. Ele renova sua alma e acompanha as ovelhas mesmo em locais difíceis que ofereçam perigos para elas, pois sua vara corrige as ovelhas eseu cajado as resgata. Mesmo com inimigos a sua frente ele é separado por seu pastor. Assim, sabe que o pastor sempre estará cuidando delas e reconhece que o melhor lugar para se estar é na casa do pastor. Da mesma forma é Deus para conosco, nos direcionando, cuidando e corrigindo quando necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário