segunda-feira, 30 de junho de 2014

Josué 15

As terras distribuídas à tribo de Judá, clã por clã, estendiam-se para o sul até a fronteira com Edom, até o deserto de Zim, no extremo sul. Sua fronteira sul começava na ponta de terra do extremo sul do mar Salgado, passava pelo sul da subida de Acrabim, prosseguia até Zim e daí até o sul de Cades-Barnéia. Depois passava por Hezrom, indo até Adar e fazia uma curva em direção a Carca. Dali continuava até Azmom, indo até o ribeiro do Egito e terminando no mar. Essa é a fronteira sul deles. A fronteira oriental é o mar Salgado, até a foz do Jordão. A fronteira norte começava na enseada, na foz do Jordão, subia até Bete-Hogla e passava ao norte de Bete-Arabá, até a Pedra de Boã, filho de Rúben. A fronteira subia então do vale de Acor até Debir, e virava para o norte, na direção de Gilgal, que fica defronte da subida de Adumim, ao sul do ribeiro. Passava pelas águas de En-Semes, indo até En-Rogel. Depois subia pelo vale de Ben-Hinom, ao longo da encosta sul da cidade dos jebuseus, isto é, Jerusalém. Dali subia até o alto da montanha, a oeste do vale de Hinom, no lado norte do vale de Refaim. Do alto da montanha a fronteira prosseguia para a fonte de Neftoa, ia para as cidades do monte Efrom e descia na direção de Baalá, que é Quiriate-Jearim. De Baalá fazia uma curva em direção ao oeste, até o monte Seir, prosseguia pela encosta norte do monte Jearim, isto é Quesalom; em seguida continuava descendo até Bete-Semes e passava por Timna. Depois ia para a encosta norte de Ecrom, virava na direção de Sicrom, continuava até o monte Baalá e chegava a Jabneel, terminando no mar. A fronteira ocidental era o litoral do mar Grande. Eram essas as fronteiras que demarcavam Judá por todos os lados, de acordo com os seus clãs. Conforme a ordem dada pelo Senhor, Josué deu a Calebe, filho de Jefoné, uma porção de terra em Judá, que foi Quiriate-Arba, isto é, Hebrom. Arba era antepassado de Enaque. Calebe expulsou de Hebrom os três enaquins: Sesai, Aimã e Talmai, descendentes de Enaque.
Dali avançou contra o povo de Debir, anteriormente chamada Quiriate-Sefer. E Calebe disse: "Darei minha filha Acsa por mulher ao homem que atacar e conquistar Quiriate-Sefer". Otoniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe, a conquistou; e Calebe lhe deu sua filha Acsa por mulher. Quando Acsa foi viver com Otoniel, ela o pressionou para que pedisse um campo ao pai dela. Assim que ela desceu do jumento, perguntou-lhe Calebe: "O que você quer?" "Quero um presente", respondeu ela. "Já que me deu terras no Neguebe, dê-me também fontes de água. " Então Calebe lhe deu as fontes superiores e as inferiores. Esta é a herança da tribo de Judá, clã por clã: As cidades que ficavam no extremo sul da tribo de Judá, no Neguebe, na direção da fronteira de Edom, eram: Cabzeel, Eder, Jagur, Quiná, Dimona, Adada, Quedes, Hazor, Itnã, Zife, Telém, Bealote, Hazor-Hadata, Queriote-Hezrom, que é Hazor, Amã, Sema, Moladá, Hazar-Gada, Hesmom, Bete-Pelete, Hazar-Sual, Berseba, Biziotiá, Baalá, Iim, Azém, Eltolade, Quesil, Hormá, Ziclague, Madmana, Sansana, Lebaote, Silim, Aim e Rimom. Eram um total de vinte e nove cidades com seus povoados. Na Sefelá: Estaol, Zorá, Asná, Zanoa, En-Ganim, Tapua, Enã, Jarmute, Adulão, Socó, Azeca, Saaraim, Aditaim, e Gederá ou Gederotaim. Eram catorze cidades com seus povoados.
Zenã, Hadasa, Migdal-Gade, Dileã, Mispá, Jocteel, Láquis, Bozcate, Eglom, Cabom, Laamás, Quitlis, Gederote, Bete-Dagom, Naamá e Maquedá. Eram dezesseis cidades com seus povoados. Libna, Eter, Asã, Iftá, Asná, Nezibe, Queila, Aczibe e Maressa. Eram nove cidades com seus povoados. Ecrom, com suas vilas e seus povoados; de Ecrom até o mar, todas as cidades nas proximidades de Asdode, juntamente com os seus povoados; Asdode, com suas vilas e seus povoados; e Gaza, com suas vilas e seus povoados, até o ribeiro do Egito e o litoral do mar Grande. Na região montanhosa: Samir, Jatir, Socó, Daná, Quiriate-Sana, que é Debir, Anabe, Estemo, Anim, Gósen, Holom e Gilo. Eram onze cidades com seus povoados. Arabe, Dumá, Esã, Janim, Bete-Tapua, Afeca, Hunta, Quiriate-Arba, que é Hebrom e Zior. Eram nove cidades com seus povoados. Maom, Carmelo, Zife, Jutá, Jezreel, Jocdeão, Zanoa, Caim, Gibeá e Timna. Eram dez cidades com seus povoados. Halul, Bete-Zur, Gedor, Maarate, Bete-Anote e Eltecom. Eram seis cidades com seus povoados. Quiriate-Baal, que é Quiriate-Jearim e Rabá. Eram duas cidades com seus povoados. No deserto: Bete-Arabá, Midim, Secacá, Nibsã, Cidade do Sal e En-Gedi. Eram seis cidades com seus povoados. Os descendentes de Judá não conseguiram expulsar os jebuseus, que viviam em Jerusalém; até hoje os jebuseus vivem ali com o povo de Judá.



Neste capítulo há duas observações a serem feitas. Apesar de estarem listadas as cidades conquistadas não há menção de Deus agindo na guerra contra Quiriate-Sefer, apenas uma promessa para o homem que liderasse o ataque a esta cidade. No final do capítulo diz que os descendentes de Judá não conseguiram expulsar os jebuseus, apesar da promessa de Deus no capítulo 3. Isto muito provavelmente significa que eles diante de tantas conquistas se esqueceram de Deus e começaram a crer em suas próprias forças. Mesmo Jericó que seria humanamente conquistar a cidade por estar o povo trancado dentro das muralhas Deus providenciou uma forma de a tomarem. Se Deus não estiver junto nem mesmo um pequeno povo pode ser derrotado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário