sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Isaías 27

Naquele dia, o Senhor com sua espada severa, longa e forte, castigará o Leviatã, serpente veloz, o Leviatã, serpente tortuosa; matará no mar a serpente aquática. Naquele dia, cantem sobre a vinha frutífera: "Eu, o Senhor, sou o seu vigia, rego-a constantemente e a protejo dia e noite para impedir que lhe façam dano. Não estou irado. Se espinheiros e roseiras bravas me enfrentassem, eu marcharia contra eles em combate e poria fogo neles todos. Se não, que venham buscar refúgio em mim; que façam as pazes comigo. Sim, que façam as pazes comigo". Nos dias vindouros Jacó lançará raízes, Israel terá botões e flores e encherá o mundo de frutos. Acaso o Senhor o feriu como feriu aqueles que o feriram? Acaso ele foi morto como foram mortos os que o feriram? Pelo desterro e pelo exílio o julga, com seu sopro violento ele o expulsa, como num dia de rajadas do vento oriental. Assim será perdoada a maldade de Jacó, e será este o fruto da remoção do seu pecado: Quando ele fizer com que as pedras do altar sejam esmigalhadas e fiquem como pó de giz, os postes sagrados e os altares de incenso não ficarão de pé. A cidade fortificada está abandonada, desabitada e esquecida como o deserto; ali os bezerros pastam e se deitam, e desfolham os seus ramos. Quando os seus ramos estão secos e quebram-se, as mulheres fazem fogo com eles, pois esse é um povo sem entendimento. Por isso aquele que o fez não tem compaixão dele, aquele que o formou não lhe mostra misericórdia. Naquele dia o Senhor debulhará desde as margens do Eufrates até o ribeiro do Egito, e vocês, israelitas, serão ajuntados um a um. E naquele dia soará uma grande trombeta. Os que estavam perecendo na Assíria e os que estavam exilados no Egito virão e adorarão o Senhor no monte santo, em Jerusalém.


O leviatã é um bicho desconhecido da Bíblia. Há especulações quanto ao tipo, alguns creem que seria uma serpente marítima. Tal menção não se refere ao diabo, mas as forças do mal que serão destruídas no final dos tempos. Deus voltará a abençoar a seu povo. Quando o povo se voltar para o Senhor não mais haverá idolatria, os postes sagrados serão destruídos. O povo retorna para a terra, quando as nações reconhecem o verdadeiro Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário