segunda-feira, 13 de julho de 2009

Efésios 6.10-24

No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, e por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar. Ora, para que vós também possais saber dos meus negócios, e o que eu faço, Tíquico, irmão amado, e fiel ministro do Senhor, vos informará de tudo. O qual vos enviei para o mesmo fim, para que saibais do nosso estado, e ele console os vossos corações. Paz seja com os irmãos, e amor com fé da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo. A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade. Amém.


Por fim, Paulo encerra sua epístola mandando que os cristãos vistam a armadura de Deus, lembrando que todas as nossas batalhas aqui são contra os anjos caídos. Interessante reparar que cada parte da armadura descrita por Paulo tem uma função. Os lombos com a verdade querem dizer que sem a verdade estamos sujeitos a morrer. Ja a couraça seria manter, proteger o coração de aceitar toda a injustiça que o mundo propõe. Os calçados tem a intenção de que saiamos anunciando o evangelho por onde passemos, o escudo que é a fé é o que nos protege da incredulidade que nos é imposta. O capacete visa garantir que estejamos protegidos e olhando fixamente o alvo que é a salvação, e a espada é a arma usada para defender a nossa fé.
Pensando da forma que a armadura de Deus nos protege vemos que sem a proteção dos lombos pela verdade podemos ser atingidos pelas costas, a mentira nos pega desprevenidos. A couraça protege o coração da injustiça. Os calçados nos fazem ir mais longe, ja que sem eles nossos pés ficam desgastados mais rápido e nos dificulta caminhar. O escudo é proteção, assim como a fé para as dificuldades. O capacete protege a cabeça e somente nos permite olhar para uma direção, para frente, impedindo-nos de desviar do caminho que leva a salvação. A espada é a arma de ataque, que serve para expulsarmos o inimigo que estiver perto de nós.
Portanto devemos vestir a armadura para que resistamos ao dia mau e prossigamos na caminhada proposta por Deus.

Um comentário:

  1. Esse de fato é o texto que eu mais gosto... Uma aula em poucas palavras e com uso bem popular de uma armadura que era usada não tao somente pelo exercito romano, mas por todos os soldados. Uma aula de como se portar ao viver, que somos atacados e podemos nos defender... de viver eternamente com os pés fincados na verdade e que a vida ao lado de Deus é sim uma guerra constante contra o inimigo das nossas almas... Deus nos abençoe e guarde!!

    ResponderExcluir