sábado, 20 de outubro de 2012

Oséias 6

"Venham, voltemos para o Senhor. Ele nos despedaçou, mas nos trará cura; ele nos feriu, mas sarará nossas feridas. Depois de dois dias ele nos dará vida novamente; ao terceiro dia nos restaurará, para que vivamos em sua presença. Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra. " "Que posso fazer com você, Efraim? Que posso fazer com você, Judá? Seu amor é como a neblina da manhã, como o primeiro orvalho que logo evapora. Por isso eu os despedacei por meio dos meus profetas, eu os matei com as palavras da minha boca; os meus juízos reluziram como relâmpagos sobre vocês. Pois desejo misericórdia, não sacrifícios, e conhecimento de Deus em vez de holocaustos. Na cidade de Adão, eles quebraram a aliança, e me foram infiéis. Gileade é uma cidade de ímpios, maculada de sangue. Assim como os assaltantes ficam de emboscada à espera de um homem, assim fazem também os bandos de sacerdotes; eles assassinam na estrada de Siquém e cometem outros crimes vergonhosos. Vi uma coisa terrível na terra de Israel. Ali Efraim se prostitui, e Israel está contaminado". "Também para você, Judá, foi determinada uma colheita para quando eu trouxer de volta o meu povo.



Neste texto o profeta está querendo que o povo saiba que não é o ritual religioso um fim em si mesmo, mas a intenção do coração é o ponto importante, exatamente o que o povo não tinha, boas-intenções. Os sacerdotes pecavam de modo horrendo não apenas matando pessoas, mas aquelas que estavam a caminho da cidade refúgio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário