segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Oséias 8

"Coloquem a trombeta em seus lábios! É como uma águia sobre o templo do Senhor, porquanto quebraram a minha aliança e se rebelaram contra a minha Lei. Israel clama a mim: ‘Ó nosso Deus, nós te reconhecemos! ’ Mas Israel rejeitou o que é bom; um inimigo o perseguirá. Eles instituíram reis sem o meu consentimento; escolheram líderes sem a minha aprovação. Com prata e ouro fizeram ídolos para si, para a sua própria destruição. Lance fora o seu ídolo em forma de bezerro, ó Samaria! A minha ira se acende contra eles. Até quando serão incapazes de pureza? Este bezerro procede de Israel! Um escultor o fez. Ele não é Deus. Será partido em pedaços o bezerro de Samaria. "Eles semeiam vento e colhem tempestade. O talo não tem espiga; não produzirá farinha. Caso produzisse o trigo, estrangeiros o devorariam. Israel é devorado; agora está entre as nações como algo sem valor. Pois eles foram para a Assíria. O jumento selvagem mantém-se livre, mas Efraim vendeu-se para os seus amantes. Embora se tenham vendido às nações, agora os ajuntarei, e logo começarão a definhar sob a opressão do rei poderoso. "Embora Efraim tenha construído muitos altares para ofertas pelo pecado, eles se tornaram altares para o pecado. Eu lhes escrevi todos os ensinos da minha Lei, mas eles os consideraram algo estranho. Eles me oferecem sacrifícios e comem a carne, mas o Senhor não se agrada deles. Doravante, ele se lembrará da impiedade deles e castigará os seus pecados: eles voltarão para o Egito. Israel esqueceu o seu Criador e construiu palácios; Judá fortificou muitas cidades. Mas sobre as suas cidades enviarei fogo que consumirá suas fortalezas."



Apesar de Israel declarar conhecer ao Senhor e servi-lo, apenas tinham um conhecimento superficial de quem Ele é. Jeroboão I foi estabelecido rei sobre o reino do norte, sem que Deus o declarasse rei. As práticas dos últimos versículos, das construções de palácios e altares era algo proibido por Deus (Deut. 12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário