quinta-feira, 28 de maio de 2009

Efésios 1.1-14

Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus: a vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo! Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência; descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.



Paulo vem comentando que é apóstolo porque foi da vontade de Deus e não por vontade própria. Fala sobre a separação que Deus fez para que fossemos santos e irrepreensíveis com a finalidade de glorificarmos a Ele.
De maneira prática podemos perceber neste trecho a necessidade de que com nossos pensamentos e atitudes glorifiquemos a Deus. É para isto que Ele nos escolheu, para o louvor e glória de sua graça. Isto deve fazer-nos refletir se temos glorificado a Deus diariamente com cada pensamento e ato. Vale lembrar que fomos chamados de protestantes que ao contrário do que dizem não quer dizer “aquele que protesta”, mas é uma palavra vinda do latim “protestare” que significa o que testemunha (“pro” – para “testare” testemunho = para testemunhar), devemos ser testemunhas do que Deus fez e faz diariamente por nós e isto não significa só pregar a Palavra, mas vivê-la, pregá-la com nossos atos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário