segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Eclesiastes 6

Há um mal que tenho visto debaixo do sol, e é mui freqüente entre os homens: um homem a quem Deus deu riquezas, bens e honra, e nada lhe falta de tudo quanto a sua alma deseja, e Deus não lhe dá poder para daí comer, antes o estranho lho come; também isto é vaidade e má enfermidade. Se o homem gerar cem filhos, e viver muitos anos, e os dias dos seus anos forem muitos, e se a sua alma não se fartar do bem, e além disso não tiver sepultura, digo que um aborto é melhor do que ele. Porquanto debalde veio, e em trevas se vai, e de trevas se cobre o seu nome. E ainda que nunca viu o sol, nem conheceu nada, mais descanso tem este do que aquele. E, ainda que vivesse duas vezes mil anos e não gozasse o bem, não vão todos para um mesmo lugar? Todo o trabalho do homem é para a sua boca, e contudo nunca se satisfaz o seu espírito. Porque, que mais tem o sábio do que o tolo? E que mais tem o pobre que sabe andar perante os vivos? Melhor é a vista dos olhos do que o vaguear da cobiça; também isto é vaidade e aflição de espírito. Seja qualquer o que for, já o seu nome foi nomeado, e sabe-se que é homem, e que não pode contender com o que é mais forte do que ele. Na verdade que há muitas coisas que multiplicam a vaidade; que mais tem o homem de melhor? Pois, quem sabe o que é bom nesta vida para o homem, por todos os dias da sua vida de vaidade, os quais gasta como sombra? Quem declarará ao homem o que será depois dele debaixo do sol?


Salomão tem visto que muitos dos homens que muito foram abençoados por Deus não sabem desfrutar do que tem e apenas ficam com a preocupação de ter mais e mais. Vale mais a pena ser pobre e aproveitar sua vida, sua saúde, aqueles que estão próximos do que ser rico e apenas viver em aflição de espírito, buscando incessantemente mais riquezas e não viver a vida.

2 comentários:

  1. Prefiro ter dinheiro e fazer tudo o que quero a ser pobre e não poder fazer nada. Hoje o dinheiro manda no mundo. Sem ele nada podemos fazer. O que o Eclesiastes diz, é que a unica coisa que o homem possui é o tempo. Fora disto, tudo é supérfluo. Seria eu um pecador pensando desta forma?

    ResponderExcluir
  2. O texto não diz que o homem possui o tempo, ele diz sim, que o homem que busca as riquezas de maneira desenfreada vive em aflição de espírito, afinal de contas, nunca estará satisfeito. O grande problema afirmado no texto está na ganância. Em momento algum Salomão diz que quem tem dinheiro, por si só está em pecado por causa disso, mas que aquele que supervaloriza as riquezas não tem realmente vida, pois um dia tudo passará e ele estará morto. Preste atenção no versículo em negrito, nele está o ponto chave do capítulo. Quando se fala que é melhor ser pobre e desfrutar a vida do que ser rico e nunca se satisfazer não se condena a riqueza ou se valoriza a pobreza em si, mas a questão de se satisfazer com o que se tem. Não é o ter mais importante do que o ser.

    ResponderExcluir