terça-feira, 24 de julho de 2012

Jó 4

Então respondeu Elifaz o temanita, e disse: Se intentarmos falar-te, enfadar-te-ás? Mas quem poderia conter as palavras? Eis que ensinaste a muitos, e tens fortalecido as mãos fracas. As tuas palavras firmaram os que tropeçavam e os joelhos desfalecentes tens fortalecido. Mas agora, que se trata de ti, te enfadas; e tocando-te a ti, te perturbas. Porventura não é o teu temor de Deus a tua confiança, e a tua esperança a integridade dos teus caminhos? Lembra-te agora qual é o inocente que jamais pereceu? E onde foram os sinceros destruídos? Segundo eu tenho visto, os que lavram iniqüidade, e semeiam mal, segam o mesmo. Com o hálito de Deus perecem; e com o sopro da sua ira se consomem. O rugido do leão, e a voz do leão feroz, e os dentes dos leõezinhos se quebram. Perece o leão velho, porque não tem presa; e os filhos da leoa andam dispersos. Uma coisa me foi trazida em segredo; e os meus ouvidos perceberam um sussurro dela. Entre pensamentos vindos de visões da noite, quando cai sobre os homens o sono profundo, sobrevieram-me o espanto e o tremor, e todos os meus ossos estremeceram. Então um espírito passou por diante de mim; fez-me arrepiar os cabelos da minha carne. Parou ele, porém não conheci a sua feição; um vulto estava diante dos meus olhos; houve silêncio, e ouvi uma voz que dizia: Seria porventura o homem mais justo do que Deus? Seria porventura o homem mais puro do que o seu Criador? Eis que ele não confia nos seus servos e aos seus anjos atribui loucura; quanto menos àqueles que habitam em casas de lodo, cujo fundamento está no pó, e são esmagados como a traça! Desde a manhã até à tarde são despedaçados; e eternamente perecem sem que disso se faça caso. Porventura não passa com eles a sua excelência? Morrem, mas sem sabedoria.



Há duas lições neste texto: uma é que temos que reconhecer a dificuldade de viver momentos difíceis. É fácil dar conselhos e auxiliar na forma de proceder quando os outros estão em dificuldades, mas quando nós passamos será tão fácil? A outra lição é que a teologia da retribuição ensinada pelo amigo de Jó (versículo 8) é furada. É claro que colhemos o que plantamos, todavia não podemos dizer que se alguém está passando por maus momentos, doenças, dificuldades de qualquer natureza que isto é consequência direta de algum pecado que esteja cometendo, ou que está bem financeiramente, saudável e sem problemas porque não tem pecado ou que todas as suas ações agradam a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário