quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Apocalipse 3

Ao anjo da igreja em Sardes escreva: Estas são as palavras daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas. Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto. Esteja atento! Fortaleça o que resta e que estava para morrer, pois não achei suas obras perfeitas aos olhos do meu Deus. Lembre-se, portanto, do que você recebeu e ouviu; obedeça e arrependa-se. Mas se você não estiver atento, virei como um ladrão e você não saberá a que hora virei contra você. No entanto, você tem aí em Sardes uns poucos que não contaminaram as suas vestes. Eles andarão comigo, vestidos de branco, pois são dignos. O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva: Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir. Conheço as suas obras. Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome. Vejam o que farei com aqueles que são sinagoga de Satanás e que se dizem judeus e não são, mas são mentirosos. Farei que se prostrem aos seus pés e reconheçam que eu amei você. Visto que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança, eu também o guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para pôr à prova os que habitam na terra. Venho em breve! Retenha o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa. Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo nome. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao anjo da igreja em Laodicéia escreva: Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus. Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca. Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu. Dou-lhe este aconselho: Compre de mim ouro refinado no fogo e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar. Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se. Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo. Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.


O capítulo começa dirigido a igreja de Sardes e a condena por ser uma igreja morta, mas que finge estar viva. Isto não se refere a liturgia, mas à conduta dela. Ela conhece muito bem o evangelho, mas não o segue. Apesar disto há pessoas que fazem parte desta igreja que são realmente convertidas e elas herdarão o Reino e por nada, absolutamente nada, perderão a salvação. Ressalta-se o conceito de salvação, qual seja, um processo contínuo que só tem fim no céu. Ou a pessoa é salva ou jamais foi, salvação são se perde. Posteriormente Filadélfia é mencionada, nela há o reconhecimento de que ela é fraca, ou pouco forte, mas, ainda assim, ela não negou o evangelho. Desta forma é instada a manter-se fiel. Por fim, Laodicéia é mencionada. Ela é uma igreja que é morna, ou seja, como se diz, uma igreja de "crente raimundo" (um pé na igreja e outro no mundo). Pode-se supor que seja do tipo de gente que domingo na igreja é o santarrão, conhece todas as Escrituras e se declara um cristão fiel, durante a semana no trabalho, escola e demais ambientes até parece que a pessoa jamais ouviu sobre o evangelho, dando sempre mal testemunho. A estes Deus dá a chance de se arrependerem. O castigo divino não é sinônimo de ira, de ódio, mas de amor que busca ensinar. Quando o texto fala de Jesus batendo na porta, ao contrário do que se fala, não é do coração, mas da igreja. Esta igreja do texto participava de uma ceia sem o dono do banquete, o que mostra o quão longe de Deus estavam. Imaginar a ceia sem o messias é tão grave quanto imaginar o céu sem Deus. O texto diz "cearei com ele, e ele comigo" o que nos mostra chance de intimidade. Permitir que Jesus entre em nossas vidas e nossas igrejas significa partilhar não apenas uma refeição, mas toda a vida, é permitir que Ele seja o dono da casa. A estes Ele chama para reinar ao lado dEle por toda a eternidade.

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