quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Zacarias 13

"Naquele dia uma fonte jorrará para os descendentes de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para purificá-los do pecado e da impureza. "Naquele dia eliminarei da terra de Israel os nomes dos ídolos, e nunca mais serão lembrados", diz o Senhor dos Exércitos. "Removerei da terra tanto os profetas como o espírito imundo. E se alguém ainda profetizar, seu próprio pai e sua mãe lhe advertirão: ‘Você tem que morrer porque disse mentiras em nome do Senhor’. Quando ele profetizar, os seus próprios pais o esfaquearão. "Naquele dia todo profeta se envergonhará de sua visão profética. Não usará o manto de profeta feito de pele, para enganar. Ele dirá: ‘Eu não sou profeta. Sou um homem do campo; a terra tem sido o meu sustento desde a minha mocidade’. Se alguém lhe perguntar: ‘Que feridas são estas no seu corpo? ’, ele responderá: ‘Eu fui ferido na casa de meus amigos’. "Levante-se, ó espada, contra o meu pastor, contra o meu companheiro! ", declara o Senhor dos Exércitos. "Fira o pastor, e as ovelhas se dispersarão, e voltarei minha mão para os pequeninos. Na terra toda, dois terços serão ceifados e morrerão; todavia a terça parte permanecerá", diz o Senhor. "Colocarei essa terça parte no fogo, e a refinarei como prata, e a purificarei como ouro. Ela invocará o meu nome, e eu lhe responderei. É o meu povo, direi; e ela dirá: ‘O Senhor é o meu Deus’."


O texto fala do dia da morte do messias, em que a salvação estará acessível a todos. A purificação alcançaria a todos de forma a não mais se aceitar falsos profetas. Com a morte do Bom Pastor, as ovelhas, seus seguidores, se dispersarão (Mt 26.31), todavia o versículo pode também fazer referência a dispersão dos judeus. Apesar do Pastor ter sido morto, não foi em vão, mas foi um ato gracioso em substituição as ovelhas espalhadas e que serão reunidas. Deus utilizou as ações daqueles que, por si próprios, agiram contra o Bom Pastor para matá-lo. A crucificação foi plano divino, mas as ações dos executores foi deles mesmos e isto exige que seja feita justiça. Apesar de punidos pela rejeição ao messias, os que se arrependerem poderão se voltar para Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário