quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Zacarias 5

Levantei novamente os olhos, e vi diante de mim um pergaminho que voava. O anjo me perguntou: "O que você está vendo? " Respondi: "Vejo um pergaminho voando, com nove metros de comprimento por quatro e meio de largura". Então ele me disse: "Nele está escrita a maldição que está sendo derramada sobre toda a terra: porque tanto o ladrão como o que jura falsamente serão expulsos, conforme essa maldição. Assim declara o Senhor dos Exércitos: ‘Eu lancei essa maldição para que ela entre na casa do ladrão e na casa do que jura falsamente pelo meu nome. Ela ficará em sua casa e destruirá tanto as vigas como os tijolos!’" Em seguida o anjo que falava comigo se adiantou e me disse: "Olhe e veja o que vem surgindo". Perguntei o que era aquilo, e ele me respondeu: "É um cesto". E disse mais: "Aí está o pecado de todo o povo desta terra". Então a tampa de chumbo foi retirada, e ali dentro do cesto estava uma mulher sentada! Ele disse: "Esta é a Perversidade", e a empurrou para dentro do cesto e o tapou de novo com a tampa de chumbo. De novo ergui os olhos e vi chegarem à minha frente duas mulheres com asas como de cegonha; o vento impeliu suas asas, e elas ergueram o cesto entre o céu e a terra. Perguntei ao anjo: "Para onde estão levando o cesto?" Ele respondeu: "Para a Babilônia, onde vão construir um santuário para ele. Quando ficar pronto, o cesto será colocado lá, em seu pedestal".


Conforme consta no texto, o pergaminho indica a maldição contra o ladrão e aquele que usa indevidamente o nome de Deus. Na segunda parte do texto há a purificação de Israel e, ao mesmo tempo, corrupção da Babilônia, já que a impiedade e perversidade foram enviadas para lá. A corrupção do povo babilônico era tão grande que o texto chega a dizer que construiriam um santuário para a iniquidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário