domingo, 9 de novembro de 2014

Zacarias 2

Olhei em seguida, e vi um homem segurando uma corda de medir. Eu lhe perguntei: "Aonde você vai? " Ele me respondeu: "Vou medir Jerusalém para saber o seu comprimento e a sua largura". Então o anjo que falava comigo retirou-se, e outro anjo foi ao seu encontro e lhe disse: "Corra e diga àquele jovem: ‘Jerusalém será habitada como uma cidade sem muros por causa dos seus muitos habitantes e rebanhos. E eu mesmo serei para ela um muro de fogo ao seu redor’, declara o Senhor, ‘e dentro dela serei a sua glória’. "Atenção! Atenção! Fujam da terra do norte", declara o Senhor, "porque eu os espalhei aos quatro ventos da terra", diz o Senhor. "Atenção, ó Sião! Escapem, vocês que vivem na cidade da Babilônia! Porque assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Ele me enviou para buscar a sua glória entre as nações que saquearam vocês, porque todo o que neles tocar, toca na pupila dos olhos dele’. Certamente levantarei a minha mão contra elas de forma que serão um espólio para os seus servos. Então vocês saberão que foi o Senhor dos Exércitos que me enviou. "Cante e alegre-se, ó cidade de Sião! Porque venho fazer de você a minha habitação", declara o Senhor. "Muitas nações se unirão ao Senhor naquele dia e se tornarão meu povo. Então você será a minha habitação e você reconhecerá que o Senhor dos Exércitos me enviou a você. O Senhor herdará Judá como sua propriedade na terra santa e escolherá de novo Jerusalém. Aquietem-se todos perante o Senhor, porque ele se levantou de sua santa habitação".


Nos tempos bíblicos todas as cidades eram cercadas por muros para se proteger dos inimigos. Como diz neste capitulo, Deus diz que Israel não precisará de muros para se proteger pois Ele mesmo será a proteção de Israel. O Senhor diz ainda mais. Qualquer que ousar tocar no seu povo escolhido será destruído, tornando-se despojo para Israel. O versículo final demonstra bem a mente judaica, pois uma vez que Deus não agiu para impedir a derrota de Israel anos antes, há uma compreensão de que Ele teria se retirado do meio do povo para ficar em seu templo. No momento em que Israel sabe que Deus voltará a guerrear por ele, há uma menção de que estes que estavam "em festa" devem se aquietar pois serão derrotados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário