terça-feira, 11 de novembro de 2014

Zacarias 4

Depois o anjo que falava comigo tornou a despertar-me, como se desperta alguém do sono, e me perguntou: "O que você está vendo?" Respondi: "Vejo um candelabro de ouro maciço com um recipiente para azeite na parte superior e sete lâmpadas e sete canos para as lâmpadas. Há também duas oliveiras junto ao recipiente, uma à direita e outra à esquerda". Perguntei ao anjo que falava comigo: "O que significa isto, meu senhor?" Ele disse: "Você não sabe?" "Não, meu senhor", respondi. "Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: ‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos. "Quem você pensa que é, ó montanha majestosa? Diante de Zorobabel você se tornará uma planície. Ele colocará a pedra principal aos gritos de ‘Deus abençoe! Deus abençoe!’" Então o Senhor me falou: "As mãos de Zorobabel colocacaram os fundamentos deste templo; suas mãos também o terminarão. Assim saberão que o Senhor dos Exércitos me enviou a vocês. "Pois aqueles que desprezaram o dia das pequenas coisas terão grande alegria ao verem a pedra principal nas mãos de Zorobabel". Então ele me disse: "Estas sete lâmpadas são os olhos do Senhor, que sondam toda a terra". A seguir perguntei ao anjo: "O que significam estas duas oliveiras à direita e à esquerda do candelabro?" E perguntei também: "O que significam estes dois ramos de oliveira ao lado dos dois tubos de ouro que derramam azeite dourado?" Ele disse: "Você não sabe?" "Não, meu senhor", respondi. Então ele me disse: "São os dois homens que foram ungidos para servir ao Soberano de toda a terra!"

Segundo o texto Zorobabel, descendente de Davi, deve ter sido o responsável pela reconstrução do templo. Neste momento não há mais um rei para governar Israel, mas deve ser implementada a diarquia, dois líderes governando, um sacerdote da família de Zadoque e um descendente de Davi, no caso Josué e Zorobabel. O futuro de Israel não é fruto do esforço humano, mas da graça divina que governa. Há, claro, necessidade do esforço humano para, como instrumento, trazer um novo futuro a Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário